O Idoso e a Instituição
CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE SÃO BENTO DO
CORTIÇO/ESTREMOZ
O Centro Social e Paroquial de São Bento do Cortiço localiza-se no concelho de Estremoz, no Alentejo Central e faz parte das nove freguesias rurais que pertencem ao concelho, distribuídas segundo a figura que se segue.
Fig. 1-Freguesias do concelho de Estremoz
(Fonte: www.evoradigital.biz)
Ao nível do concelho de Estremoz o decréscimo populacional a longo das últimas décadas tem sido acentuado, denotando-se um aumento crescente da população acima dos 65 anos, o que se deve em grande parte ao fluxo migratório, principalmente dos jovens que procuraram áreas mais atrativas, que lhes permitam melhores condições de vida. A freguesia de São Bento do Cortiço, depara-se com o mesmo problema da desertificação e, tem atualmente cerca de 900 habitantes, sendo que 40% da população se situa numa faixa etária acima dos 60 anos.
O Centro Social e Paroquial de São Bento do Cortiço, foi criado na década de 90, inicialmente apenas com uma única valência, Centro de Dia. Posteriormente foi construído um novo edifício, para fazer face às necessidades da população, sendo introduzidas mais duas valências, Apoio ao Domicílio e Lar.
O espaço físico do Centro de São Bento do Cortiço, é amplo, contando com uma sala de estar, um refeitório, uma cozinha devidamente equipada, casas de banho com estruturas adaptadas aos utentes e quartos para os idosos que usufruem da valência de lar. Além destes equipamentos, o Centro dispõe ainda de uma lavandaria, de uma engomadoria, gabinete médico e um espaço exterior (alpendre), onde os idosos podem disfrutar de tardes soalheiras.
Fig.2- Centro Social e Paroquial de
São Bento do Cortiço
(Fonte:www.adefesa.org)
O Centro assegura ainda o transporte aos utentes, em veículos equipados com segurança e portadores de elevador, visto que muitos dos utentes que usufruem da valência de Centro de Dia residirem noutras freguesias do concelho.
Atualmente o Centro presta serviço a cinquenta e cinco utentes, trinta na valência de dia, quinze no apoio ao domicílio e dez em valência de internamento. Todos os utentes têm mais de 65 anos, situando-se a média de idades nos 80 anos. Existem vários idosos com doença de alzheimer, vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças degenerativas e outros com dificuldades em realizar as atividades de vida diária, pela idade avançada.
O Centro Social é o maior empregador da freguesia, contando com dezassete funcionárias (auxiliares gerais) e, são elas que desempenham a função de atividades da vida diária (AVD), confortam, auxiliam e animam os idosos em momentos de maior desconforto. Dispõe ainda de uma equipa constituída por psicólogo, animador sociocultural, enfermeiro e médico (em regime part time).
O Centro Social e Paroquial de São Bento do Cortiço, sendo um Instituição de pequenas dimensões, torna-se um local aprazível e simpático, onde é promovida a autoestima e autoconfiança dos seus utentes, permitindo-lhes viver diariamente num ambiente familiar.